A autoconfiança não é algo que me impeça; na verdade, aprecio muito o nível de confiança de que desfruto e sinto que posso fazer as escolhas e decisões que desejo sem um sentimento de preocupação ou medo avassalador. Isto não quer dizer que tenha sempre sucesso, mas noto que, mesmo tentando, estou a aproximar-me de um nível mais elevado de confiança.
Autoconfiança ou confiança em si mesmo significa que pode realizar qualquer tarefa que enfrente. Isto não significa que tenha de realizar todas as tarefas sozinho. Isto significa que aqueles que sabe que pode fazer sozinho, faz e aqueles em que precisa de ajuda, sabe como encontrá-la. A confiança é uma característica aprendida, não algo com que se nasce. É a força que o empurra para a frente e lhe permite encontrar o caminho certo no meio da confusão e do caos da vida. A confiança é a necessidade que deve ter para o ajudar a realizar os seus sonhos e objetivos.
Todos nós temos o poder da autoconfiança dentro de nós. Infelizmente, muitos deixam-no sem uso durante longos períodos, enquanto outros o usam com moderação, como um avarento. Esqueça as preocupações do passado e desenvolva o poder da autoconfiança dentro de si. Uma vez que não pode mudar os erros do passado, não deixe que estraguem o presente ou ofusquem o futuro.
A primeira coisa que deve praticar é não se odiar antes de decidir praticar a autoconfiança. É muito difícil tornar-se autoconfiante se não gostar de si próprio. Lembre-se, tal como todos os outros, nasceu neste mundo por um motivo específico. Pense nas coisas que é bom a fazer. Trabalhe para se tornar melhor neles. Não se preocupe com as coisas em que não é muito bom. Como disse recentemente uma pessoa muito bem-sucedida com quem conversei: Porquê gastar o seu tempo limitado aqui na terra a trabalhar em coisas em que não é bom? Em vez disso, aperfeiçoe as coisas em que é bom e contrate alguém para fazer as coisas em que não é bom.
A mediocridade e o baixo desempenho devem-se geralmente à baixa autoconfiança, mas não é algo com que tenha de viver. Pode aumentar a sua autoconfiança desafiando-se a agir e a fazer algo. Mesmo que sinta falta de confiança, isso não significa que as outras pessoas possam reparar. Construir uma boa autoconfiança é algo maravilhoso e muito mais fácil do que imagina. Uma das formas mais fáceis de desenvolver a autoconfiança é dar pequenos passos. O que quero dizer com isto é definir pequenos objetivos ou projetos que deve concluir. Cada vez que o fizer no tempo que definiu para si mesmo, aumentará a sua autoconfiança. O acumular de pequenas vitórias convencerá o seu subconsciente de que pode fazer o que se propôs. Isto convencerá a sua mente consciente de que tem muitas capacidades e a sua autoconfiança aumentará. Se continuar a fazê-lo durante alguns meses, descobrirá que a sua autoconfiança melhorará muito. Com maior autoconfiança, pode assumir projetos e objetivos maiores e, à medida que forem concluídos, a sua autoconfiança aumentará a passos largos.
Então, que outras técnicas estão disponíveis para quem quer desenvolver mais autoconfiança? Não deve ser nenhuma surpresa para si quando lhe digo que a pessoa mais influente na sua autoconfiança é você, ou mais especificamente, a sua mente. Isto provavelmente parece muito básico, mas está a usar os seus próprios pensamentos para reforçar a sua autoconfiança e autoestima? Fale positivamente consigo mesmo o tempo todo. Torne-se o seu melhor amigo e apoiante. Incentive-se a fazer mais. Felicite-se por cada pequena ou grande vitória. Lembre-se de que muito poucas pessoas têm sucesso na primeira vez que tentam fazer algo. Não andou de bicicleta na primeira vez que tentou. Thomas Edison também não inventou a lâmpada à primeira tentativa. Foram necessárias mais de 10.000 tentativas até fazer a primeira lâmpada com sucesso e isso durou apenas alguns minutos. A maior coisa a lembrar é que nunca será derrotado a fazer o que deseja até desistir. Donald Trump, durante uma entrevista recente, afirmou que era mais rico do que a maioria das pessoas porque falhou mais vezes do que a maioria. No entanto, no seu caso, aprendeu com os seus erros e tentou novamente. Porquê? Porque estava confiante de que poderia fazer o que queria se continuasse a tentar (ele tem razão em alguma coisa!). Continue a tentar até conseguir. Ao fazê-lo, a sua autoconfiança aumentará e perceberá que pode fazer o que quiser, desde que continue a tentar.
Outra técnica é observar outras pessoas. Quando vir alguém que se levanta e se mexe com propósito, observe se lhe dá a impressão de que tem demasiada confiança. Se o fizerem, duplique as características físicas dessas pessoas confiantes e começará a ganhar a confiança que demonstram.
Uma coisa que deve garantir que não fará é ouvir as pessoas que falam mal de si ou tentam dizer-lhe que não pode fazer algo. Geralmente estas pessoas não conseguem fazer estas coisas sozinhas, por isso tentam convencer os outros de que também não conseguem. Se algo deste género lhe continuar a acontecer, desligue essas pessoas e pare de se associar a elas. A sua confiança interior precisa de ser libertada desta barragem constante de pensamentos e declarações negativas dos ladrões de sonhos que o rodeiam. As suas limitações estão na sua mente, não na sua realidade.
Aqui ficam algumas dicas para a prática diária. Se pretende desenvolver e aumentar a confiança, associe-se a pessoas positivas e edificantes. Boas pessoas ao seu redor irão ajudá-lo a desenvolver autoconfiança. Se quiser aumentar a sua confiança, faça algo novo todos os dias. Cada um destes pequenos atos aumentará a sua confiança e também tornará a sua vida mais agradável. O que há de mais sagrado na vida é a autoconfiança porque é o segredo de todos os milagres. Quando tem confiança em si mesmo, desperta tudo o que há de mais forte, maior e superior em si. Consequentemente, quanto mais confiança tiver em si mesmo, mais alcançará e realizará. Uma pessoa que conhece o poder da autoconfiança trilha um caminho de crescimento interior e realização. Com autoconfiança, uma pessoa com capacidades medíocres pode realizar mais na vida do que aquelas com talentos excecionais e pouca autoconfiança.
A autoconfiança suprema é um direito inato de todas as pessoas, por isso não está na altura de reivindicar a sua?